Uma das fontes de renda dos clubes, são as categorias de base. Que investem uma boa grana na formação do atleta, com intuito de que se torne um profissional. E consequentemente se destacando o venda para um grande clube na Europa ou para os petrodolares da Arabia.
Esses jogadores são o que tem mais a simpatia do torcedor por ser cria do clube. Mas os dirigentes, que as vezes agem como torcedores, esperam e tratam como se toda cria do clube fosse uma joia rara um novo Zico. E isso não acontece assim com frequencia, a grande maioria são jogadores bons, a medianos, com mercado internacional.
Pode se dizer profissionais da bola, como por exemplo o lateral esquerdo Juan do Flamengo, revelado pelo São Paulo e vendido para Arsenal ainda bem jovem. Não é um craque, longe disso. Mediocre, com certeza não! Mas podemos dizer que o tipo de jogador mediano, atleta profissional, não machuca atoa, sempre participa dos treinos, corre muito, dedicado, mas mediano. Produto de exportação!
É preciso encontrar o equilibrio para coisa, não é sair vendendo por qualquer proposta e nem ficar segurando até queimar o garoto. Exemplo disso podemos ver no Fluminense e Flamengo, nesta ordem.
Fluminense, nos ultimos anos é clube que mais revela jogador no futebol carioca e vende a preço de banana suas pratas da casas. Podemos montar um time completo; Fernando Henrique, Rafael (Manchester United) na lateral direita, Rodolfo (Lokomotiv) e Dalton (Internacional) na zaga, Marcelo (Real Madri) na esquerda, Meio campo com Arouca (Santos), Carlos Alberto (Vasco) e Diego Souza (Atletico-MG); no ataque, Wellington Silva (Arsenal), Alan (Salzburg) e Maicon (Lokomotiv). Se somar o que o clube embolsou com a venda destes jogadores, não deve dar para pagar um ano da folha salarial do elenco atual.
Já o Flamengo segura tanto os jogadores, que acaba por dar de graça o jogador ou os jogadores terminam precocemente suas carreiras. Veja exemplo, Eric Flores (Nautico), Bruno Mezenga (Belgica), Thiago Sales de graça para o Flu, Egidio no Vitoria, Paulo Sergio em Portugal, etc...
Bons exemplos, temos o Santos,Internacional, Cruzeiro, São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário